Regras do Futsal


REGRA 02 - A BOLA


1- A bola será esférica. O invólucro será de couro macio ou de outro material aprovado. Em sua confecção é vedado o uso de material que possa oferecer perigo ou dano aos jogadores.

2- Para os sexos masculinos e femininos, nas categorias Adultos, Sub 20 e Sub 17, bem como no masculino Sub 15, a bola em sua circunferência terá no mínimo 62 (sessenta e dois) centímetros e no máximo 64 (sessenta e quatro) centímetros. Seu peso terá no mínimo 400 (quatrocentos) gramas e no máximo 440 (quatrocentos e quarenta) gramas.

3- Para o sexo masculino categoria Sub 13 e sexo feminino nas categorias Sub 15 e Sub 13, a bola em sua circunferência terá no mínimo 55 (cinqüenta e cinco) centímetros e no máximo 59 (cinqüenta e nove) centímetros. Seu peso terá no mínimo 350 (trezentos e cinqüenta) gramas e no máximo 380 (trezentos e oitenta) gramas.

4- Para ambos os sexos, nas categorias Sub 11 e Sub 09, a bola em sua circunferência terá no mínimo 50 (cinqüenta) centímetros e no máximo 55 (cinqüenta e cinco) centímetros. Seu peso terá no mínimo 300 (trezentos) gramas e no máximo 330 (trezentos e trinta) gramas.

5- Para ambos os sexos, nas categorias com faixa de idade inferior ao Sub 09, as bolas em sua circunferência terão no mínimo 40 (quarenta) centímetros e no máximo 43 (quarenta e três) centímetros. Seu peso terá no mínimo 250 (duzentos e cinqüenta) gramas e no máximo 280 (duzentos e oitenta) gramas.

6- A bola somente poderá ser trocada, durante a partida, com a autorização dos árbitros.

7- O local destinado ao representante, ao anotador e cronometrista deverá contar com bolas de reserva em número suficiente e em plenas condições de serem utilizadas.

8- Se durante a partida outra bola cair dentro da quadra, deverá ser considerada como um elemento estranho, mas a partida só deve ser paralisada se interferir no jogo. Se a partida for paralisada, deverá ser reiniciada com bola ao chão no local onde se encontrava no momento da paralisação.

Decisões:

1. A bola deverá estar calibrada conforme especificação do fabricante. Quando largadas a uma altura de 2 (dois) metros deverá subir a uma altura de 50 a 65 centímetros.

2. Em partidas de competições da FIFA a aprovação do uso das bolas estará sujeito a que tenham uma das três denominações: “FIFA
Aproved, FIFA Inspected”, ou referência “International Matchball Standard”.

Recomendações:

a) Os árbitros deverão examinar a pressão da bola do jogo e de todas as bolas reservas, se estão de acordo com a especificação do fabricante e se estão em condições de jogo, antes do início da partida, evitando paralisações desnecessárias para troca de bola;

b) O cronometrista deverá calibrar a bola do jogo e todas as bolas reservas, deixando-as em condições de jogo.


Voltar | Topo

Buscar Vídeos