Coluna do Baleia


TURKIA 2009


03/06/2010 - Terça-Feira
Coluna do Baleia
 
baleia.v@uol.com.br

TURKIA 2009

Esse GP se mostrou diferente já na classificação ao vermos o espanhol se sair mal na Q 2. Fato nada comum. E mais incomum foi o mesmo declarar que apesar do erro ele havia cometido, tinha dado tudo que o carro oferecia e não tinha como ser melhor. Mais uma vez uma a equipe do energético ocupou a pole e novamente com Webber. Vettel não teve como brigar pela posição de honra devido a uma falha na suspensão e foi obrigado outra vez, ver seu companheiro se dar bem enquanto ele era alijado da primeira fila.

O GP Turco começou com uma ótima largada do alemãozinho do energético que superou Hamilton na largada, porem duas curvas depois o Mansel moreno deu o troco. E ocupou a segunda posição até a primeira troca de pneus. Mas nesse intervalo atacou Webber varias vezes. Ao contar com o duto aerodinâmico da equipe de Woking como maior aliado. 

Depois de uma péssima parada de Hamilton, Vettel ganhou a segunda posição. A corrida parecia ser um marasmo total até Vettel virou três voltas com um tempo melhor do que o australiano e encostou no mesmo. E ai aconteceu o primeiro grande lance da prova: Vettel emparelhou com Webber e abriu para fazer a tangencia da curva imaginando que o companheiro de equipe lhe daria espaço ou ainda infantilmente achou que já tinha aberto espaço do concorrente para fazer esse tomada, só que ainda havia um carro ocupando aquele espaço e assim a dobradinha da Red Bull criou asas. Como na Austrália no ano passado o alemãozinho jogou sua corrida fora e agora para piorar arruinou também a posição do companheiro de equipe. O clima dentro da Red Bull nunca mais será o mesmo. E Lewis Hamilton ganhou o primeiro posto de graça.

Hamilton e Button receberam ordens de economizar combustível o que pela lógica não deveriam disputar posições. Mas na realidade não foi bem isso que aconteceu. No final volta 47 Button encostou em Hamilton e na freada da penúltima chicane se posicionou por fora e ganhou a preferência no próximo esse e ganhou a frente ( lindo) e entrou na reta de chegada na frente. E ai o Hamilton, combativo mais do nunca, pegou o vácuo do companheiro no inicio da reta e antes da freada colocou por dentro, para desespero de . Os dois frearam prá lá do deus me livre, mas Hamilton contornou a curva por dentro e deixou seu carro escapar o espaço necessário para deter o rival ou companheiro sem não antes haver um pequeno toque de rodas. Nesse momento radio da equipe entrou em ação, mas a TV não mostrou, e Button teve que se conter.

Vitoria de Hamilton com Button em segundo. Mais uma dobradinha dos ingleses. O destino devia uma vitoria A Hamilton, nessa temporada. A Red Bull tinha tudo para repetir outra dobradinha. Mas Vettel vive um momento ruim, pois só o carro dele dá defeito e Webber que nunca foi páreo para o alemãozinho vem de resultados bem melhores e isso parece ter desestabilizado o emocional do jovem astro e futuro campeão. 

Essa corrida teve outros dois grandes momentos marcantes: A disputa de Alonso com Petrov, que culminou com a ultrapassagem do espanhol e um pneu furado do russo que na verdade foi um fato de muito azar do Russo que fez uma ótima classificação e correu bem. O outro foi a luta do Kobaysahi para marcar seu primeiro pontinho, Desta feita o japinha alem de pontuar conseguir se meter no restrito grupo do Q3. Mais uma vez parabéns para ele. Suttil é outro que tem andado mais que o carro, isso quando o mesmo não quebra.

Se os carros da Mc Larem estavam perdidos em Mônaco, os da Ferrari estavam em terreno hostil na Turquia e não se acharam em hora nenhuma. Sendo assim o nosso Massa fez mais uma corrida bucólica, não ultrapassou e nem foi ultrapassado, terminando com um modesto sétimo posto e Alonso que largou em décimo segundo terminou em oitavo. Kubica com a Renault terminou mais uma vez na frente de Massa. A Mercedes que estava atrás, entre os quatro grandes, evoluiu e deixou os carros vermelhos para trás. 

Ótima semana para todos!

Voltar | Topo

Buscar Vídeos